sábado, 10 de março de 2012

Quem pode te livrar da maldição?

Você já deve ter ouvido alguém se achar o melhor porque pratica boas obras, porque ajuda os pobres, porque não adultera, não rouba, não mata, e outras coisas mais. É interessante que pessoas assim, quando perguntadas se estão salvas, afirmam que sim e apontam para suas obras como prova disso; como prova de dignidade e justiça. Mas o que a Bíblia diz para essas pessoas? Está escrito no livro do profeta Isaías no capítulo 64 versículo 6 que “todas as nossas justiças” são como “trapos de imundície”, ou seja que as nossas melhores obras que são os nossos atos de justiça: não matar, não roubar, não cobiçar, não adulterar, etc. são como panos imundos, sujos e desprezíveis diante de Deus. Através disso entendemos o quanto nós somos maus e pecadores; na verdade o quanto o homem é maldito e não pode se chegar a Deus pelas suas próprias mãos.

Em Gálatas 3:10 diz que é “maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para pratica-las”. Com isso percebemos que somos de fato malditos, afinal, quem nunca mentiu, roubou, adulterou, matou...? Talvez você diga: Mas eu nunca roubei, nem matei, nem adulterei! Contudo, saiba que o só pensar em praticar alguma dessas coisas é tão pecado quanto fazê-las. Portanto, se você já mentiu isto te faz um mentiroso; se já roubou um ladrão, e assim por diante.

Mas eis a questão! Como se ver livre dessa maldição que nos condena ao inferno, “onde a choro e ranger de dentes” (Mateus 8.12)? Cristo disse que ele é o Caminho (João 14.6). Mas por que Cristo é o Caminho para nos livrar de tão terrível maldição? Em Gálatas 3.13 está a resposta, “Cristo nos rasgou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em um madeiro)”. Não há outro ser, ou deus, ou boa obra, que pode nos livrar de tão dura condenação senão aquele que é o Filho unigênito do Pai que se dispôs a se humilhar e morrer por nós, sendo nós ainda pecadores. Eu sou o caminho, e a verdade, e vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.6). Quem pode te livrar é somente um o Senhor Jesus Cristo. Então vem e “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31).

Guilherme Barros

2 comentários:

  1. Muito bom texto.
    Complementaria com At 13:39 e Rm 3, que expõe toda obra de justificação feita em Cristo Jesus, por seu sangue na cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Solange! Realmente "não há um justo, nem um sequer"(Romanos 3.11). No próximo folheto vou tentar abordar estes textos.

      Excluir