quarta-feira, 23 de maio de 2012

Um dia Marcante



Revista de jovens da Funase - Cabo após rebelião.
 A unidade é uma das mais perigosas do estado
 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência...” (1 João 2.17A)

Ontem passei por duas experiências inéditas em minha vida. A primeira foi que, ao voltar da aula no Seminário Presbiteriano do Norte fui pregar para jovens da FUNASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo, antiga FEBEM) do Cabo de Santo Agostinho juntamente com o líder da ACV (Associação Cristo é a Vida). Esta foi a primeira vez na qual tive a oportunidade de pregar para pessoas em regime de detenção ou privados de liberdade. A segunda experiência passou-se quando voltei para casa e fui à padaria, que está a cerca de duzentos metros de minha casa. No caminho de ida escutei cerca de seis estalos parecidos com estes de bombinhas de São João, o que é bastante comum por onde moro, mas quando voltei havia uma multidão na praça, e ao me aproximar percebi dois homens estendidos ao chão; houve um assassinato ali. Tive a certeza de que não eram bombinhas, e sim balas. Contudo, o que as duas coisas tem em comum?

Tanto os jovens da FUNASE quanto os homens baleados chegaram àquela situação por empregarem um ardente desejo de gozo pelas coisas materiais e isto se chama concupiscência. Ao ler o versículo que está no início do texto comparei a vida daqueles garotos e homens com a verdade bíblica e pude experimentar empiricamente o seu significado. Homens destruídos pelas suas próprias concupiscências; vidas passageiras e vazias de esperança, pois até os seus vestígios de esperança estão depositados na matéria que é passageira e sem vida. Drogas, dinheiro, luxúria, fama são nestas coisas que a confiança deles está depositada, ou seja, no mundo passageiro e inconstante. A Bíblia nos afirma que o mundo passa, e infelizmente muita gente tem passado junto com o mundo e irão para o Grande dia do Juízo de Deus com as mãos vazias, pois para estes que gastaram toda sua vida acumulando riquezas na terra sem se preocupar com o tesouro dos Céus só lhes restará a Ira de Deus.

Entretanto, apesar de hoje ter visto tragédias terríveis da vida humana também vi algo que é infinitamente mais superior e grandioso, a Graça de Deus derramada na vida de pessoas que pareciam, aos nossos olhos, perdidas eternamente. Na FUNASE encontrei também muitos jovens que pelo poder de Deus foram feitos uma nova criação. E na vida destes se cumprirá aquilo que há de se realizar na vida todos os eleitos. E a promessa é que “...aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1 João 2.17B). Assim como vi o vapor da vida humana naquele assassinato, também pude experimentar o renovo do Deus que transforma ossos que estavam sequíssimos em instrumentos vivos para o louvor da sua glória e alegria dos santos remidos por Cristo.
Que o Espírito Santo de Deus nos mantenha firmes na comunhão dos santos; que o poder de Deus Pai e a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós; os seus eleitos!
Guilherme Barros.

2 comentários:

  1. Boa Guilherme!! Ler sua publicação nos faz refletir sobre os valores que estamos construindo em nossas vidas. Ontem, dia 22/05, refletia com meus alunos da Escola de Música sobre este momento de degradação social que vive nossa cidade, estado e país. O que vemos em nossa sociedade é reflexo do que acontece nas famílias, pais distantes dos filhos, não se faz mais refeições em família, não se compartilham problemas e inquietações e consequentemente não oram juntos e nem se faz culto doméstico.
    Se formos investigar, veremos que por trás de cada assassinato, prisão e crimes em geral existe uma família desestruturada, filhos que não conhecem seus pais, homens e mulheres de vários casamentos.

    Que Jesus Cristo seja para sempre o nosso exemplo de vida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Everton! Isso mesmo.

    É a instituição da família o alvo mais atacado da nossa sociedade. A perda dos valores cristãos na educação familiar está cada dia mais aparente e isso se reflete na vida de toda a sociedade. Mesmo aqueles que são educados "aos pés de Cristo", ou ainda, com base na moral cristã, também sofrem os ataques de uma comunidade desestruturada, sem absolutos e Cristo.

    ResponderExcluir