sábado, 23 de junho de 2012

O Colápso das Relações Familiares: Introdução


Imagem de Richard Wilkinson
             Talvez se possa achar, pelo fato de não ser casado, que eu não seja a pessoa mais adequada para tratar de assuntos referentes a questões familiares e muito menos sobre o casamento especificamente.  Entretanto, apesar de ter nascido e crescido numa família cristã e bem estruturada não posso fazer disso minha fonte de autoridade para tratar de tais assuntos, visto que, ainda que a experiência tenha certa relevância a única regra de fé e prática do cristão devem ser as Escrituras e é com base na Palavra de Deus que, mesmo não tenho constituído família, posso falar a respeito de coisas que ainda não experimentei pois “toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16).

            Este texto dá início a uma série de artigos intitulados: o Colápso das Relações Familiares. A partir do próximo artigo da série trataremos de questões sobre o casamento.

            O que me motivou a escrever sobre as relações familiares foram os constantes ataques que a família cristã tem sofrido ao longo de muitos anos, por exemplo: o machismo, o feminismo, o divórcio, o homossexualismo, a mudança de significado da palavra amor, as drogas, o adultério etc. O fato é que a estrutura e o conceito do que é família estão alterados e deturpados.

            As bases foram destruídas.Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por está causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne? Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.4-6).

            A mídia e o governo têm, dia após dia, tem provocado terremotos de graus altíssimos com danos irreparáveis, o divórcio que era algo raro até poucos anos atrás se tornou comum. Novas “formas de casamento” têm se consolidado, são as chamadas uniões homo-afetivas, mais conhecidas como “casamento gay”, e o sexo livre já tomou conta por completo dos nossos dias. Falaremos disso em outra ocasião.

           A questão é que a sociedade desprezou completamente o que nos diz as Escrituras e para a maioria dos cristãos cabe a mesma resposta que Cristo deu aos fariseus, “Não tendes lido...”. O cristianismo tem se tornado mais nominal a cada dia e a leitura e prática das Escrituras tem sido mais e mais negligenciadas. O resultado disso são casamentos nominais, ausentes de amor verdadeiro, famílias nominais as quais os pais não corrigem seus filhos e os filhos não respeitam seus pais, o que implica também num maior índice de violência social, corrupção, desrespeito e desamor.
            No próximo artigo da série falaremos sobre o casamento machista.

Guilherme Barros

2 comentários:

  1. Exatamente isto acima sobre a vida como está sendo conduzida pelo sistema monstruoso. Parabéns pelo artigo. O caminho é esse; para que possamos continuar na luta por uma igualdade social e com união entre os povos.
    Encontrei este Blog enquanto coloquei o título (COLAPSO FAMILIAR) de minha coluna desta semana, e, estou muito feliz em ter conhecido este belo trabalho.
    Parabéns à equipe.
    Sucesso!
    Jeová guie a todos, por intermédio do senhor Jesus Cristo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcio pelo incentivo. Desculpe-me a demora em responder.
      Pretendo continuar a escrever esta série de artigos, infelizmente na época em que comecei estava muito atarefado e não pude me empenhar a continuá-lo.

      Abraço!

      Excluir