quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cristianismo: O Império dos Mártires

Cristãos perseguidos na China
   Ao longo de milhares de anos a história gerou uma imensa lista com nomes de grandes homens que  dispuseram suas vidas em favor de uma crença. Eles são os mártires. Todos os países, culturas e quase todas as religiões possuem os seus, mas quero aqui falar sobre os mártires cristãos. 
   O cristianismo é sem dúvida o "império dos mártires", não precisamos de estatísticas para comprovar isto, basta estudarmos um pouco a história da humanidade e veremos que nenhuma outra cultura, nenhum exército, ou visão política, ou religião produziram tantos homens dispostos a oferecer suas vidas com alegria em favor de uma causa. Certamente só o cristianismo tem esse poder e já o sustenta por mais de dois mil anos, mas por quê? A resposta está no Salmo 63.3, "porque a tua graça é mais preciosa do que a vida".
   O verdadeiros cristãos não pregam que todos os infiéis devem morrer e nem saem por aí promovendo atentados suicidas e declarando guerra as nações pagãs. Mas o verdadeiros cristãos são preparados pelo Espírito Santo para oferecer seus corpos "por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus..." (Rm 12.1) isso não quer dizer que as escrituras promovem a morte, mas que os verdadeiros crentes em Cristo resolvem entregar todas as áreas da sua vida ao seu Deus. O cristão aprende em seu próprio ser que a graça de Deus é melhor do que vida. Parece uma contradição, mas só para aqueles que não conhecem o sólido e real evangelho de Jesus, pois os firmes no Senhor tem a certeza de que suas vidas não são em nada preciosas diante da vida futura que é o galardão de Deus para aqueles que o amam. Paulo em Mileto, decidido a ir para Jerusalém , onde sofreria cadeias e tribulações, deixa as suas últimas considerações aos presbíteros de Éfeso e diz, "...em nada considero a vida por preciosa para mim mesmo, contanto que complete o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus" (Atos 20.24).
   Com certeza Jesus Cristo, seu martírio, sua morte e ressurreição formam a única inspiração para os mártires cristãos de todos os tempos. Só o cristianismo possui um Deus que se humilhou, fazendo-se homem e que viveu, sofreu, morreu e ressuscitou em favor de homens perdidos e pecadores. Dar as nossas vidas em favor do Evangelho não é uma compra ou passaporte para o céu, não! Cristo já fez isso por nós! Mas quando percebemos o verdadeiro valor do magnífico plano de salvação que Deus elaborou para todo aquele que crê no nome de seu Filho, nós passamos simplesmente a ver que a sua graça é maior que a nossa vida
Quadro retratando a morte de Estevão (Atos 7)

   Muitos dos cristãos quando perguntados se querem ir pro céu neste exato momento, respondem rapidamente: Não! Deixe-me viver um pouco mais, deixe-me aproveitar um pouquinho mais dessa vida aqui. Isto é um sinal claro da malícia de satanás no meio da igreja, é triste ver crentes afirmarem isto, é triste ver crentes amando mais o mundo do que a Terra Prometida, a Canaã celestial. As igrejas ocidentais precisam urgentemente pregar o amor pelas Escrituras, pelo sacrifício de Cristo na Cruz e o desapego aos prazeres desprezíveis que este mundo nos oferece. Precisamos aprender a amar os momentos de intimidade com Deus, de oração e louvor a Ele. Nossos jovens e nossos velhos precisam entender isso, que não a nada   melhor do que a graça de Cristo, nosso Senhor. Afinal é isso que Cristo e a sua Palavra, os apóstolos, os mártires do passado e os atuais, nos ensinam.
   Pela graça de Deus muitos crentes espalhados pelo mundo, nos lugares onde a perseguição é mais intensa (Coréia do Norte, Afeganistão, Somália, IrãNigéria, Costa do Marfim, veja lista), entendem o que é amar a Deus sobre todas as coisas e servem de exemplo para as nossas vidas, pra que nós busquemos a Deus em oração para que o evangelho seja pregado livremente, e para que, se tal coisa nos sobrevier, nós tenhamos forças para verdadeiramente entregar as nossas vidas em favor da glória de Deus. Soli Deo Gloria! 

Massacre em igreja do Quênia 






Nenhum comentário:

Postar um comentário