sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Miley Cirus, Juventude, Liberdade, Libertinagem


Só faço aquilo que me dá prazer! Eu posso fazer tudo sozinho! Não preciso de conselhos de ninguém! Você não manda em mim! Eu só faço o que me dá vontade! Só quero saber do agora, vivo o hoje como se fosse o último dia! Faço de mim o que quero!

Miley Cyrus
Talvez você, em algum momento da sua vida, tenha se identificado com algumas das exclamações acima. Esses são alguns dos gritos da nossa mocidade. Pode ser que você nunca os tenha gritado para o mundo ouvir, mas há uma grandiosa probabilidade de suas ações  terem refletido tais coisas e refletido com uma maior intensidade quando você estava na juventude, especialmente na adolescência.

Parece que ao chegarmos à adolescência as portas dos nossos cárceres são abertos e nos deparamos com a liberdade. Ela está ali bem ao alcance das nossas mãos, assim como o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal estivera ao alcance de Adão e Eva. Só nos vem o desejo de correr, saltar e, se pudéssemos, até voar pela paisagem da liberdade sem pensar nos abismos e predadores que existem no caminho.

Muitos de nós caem na boca de feras, ou talvez em penhascos, ou lamaçais movediços quase impossíveis de sair. Quando isso nos acontece percebemos que com tanta liberdade não somos realmente livres. Adão e Eva, envergonhados e expulsos da vida, por buscarem uma liberdade que não podiam possuir (a liberdade de conhecer o mal), perceberam, infelizes, que a verdadeira liberdade estava no Cárcere do Éden. Assim é conosco quando, como o primeiro casal, desejamos o mal que se encontra vestido de liberdade. Acabamos por cair na prisão dos nossos próprios desejos. Ficamos sujeitos as drogas, ao sexo ilícito, as obscenidades. As coisas que dominávamos passam a nos dominar e nos tornamos delas prisioneiros e escravos.

Há alguns meses a cantora e atriz Miley Cyrus vem sendo bombardeada pelas suas obscenidades públicas,  e nos perguntamos: o que houve  com aquela garotinha batista que fazia o ótimo papel para o público infantil (Hannah Montana)e era admirada por multidões?

  A única resposta que vem em minha mente chamasse libertinagem que é justamente todas coisas más que se vestem de liberdade. São os abismos que existem pelos lados do caminho estreito da liberdade.

Como a Miley muitos jovens de nossas igrejas tem caído neste abismo. Ou até mesmo você e eu já caímos e fomos dele resgatados. E como não cair? Eis a questão! O já experiente Salomão nos escreveu um preciosos mandamento: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade..."(Eclesiastes 12.1a). Precisamos calar os gritos da nossa mocidade, e atentar para a voz do Criador. Trazer a mente os seus mandamentos e ensinamentos  aprendidos na infância e aplicá-los como um mapa que nos guia pelo caminho da bela paisagem da liberdade ou, do contrário, olharemos para os nossos dias da juventude e diremos "não tenho neles prazer." (Eclesiastes 12.1). Adão e Eva rasgaram o seu mapa simples que apenas dizia: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2.16,17) e eles morreram. O mapa do Cristão tem uma só Palavra e é Cristo, um só símbolo que se chama Cruz e uma só Lei que se chama Graça. Ao que Cristo nos "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.32), e mais adiante "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).


Talvez você que lê este texto esteja aprisionado num abismo achando estar liberto, mas já não possui a paz e a alegria que a muito lhe foi tirada. Talvez você tenha se arriscado a explorar áreas que não estavam estampadas no mapa da liberdade que tem seus limites na Graça de Deus. Ou ainda pode ser que você não conheça este mapa. Se você encontra-se em alguma dessa situações lhe convido a explorar o mapa infindável da Palavra de Deus, com este guia podemos ir aos lugares onde a verdadeira liberdade nos permite, experimentar de uma paz ímpar e inconfundível e se encher de uma alegria que independe de situação financeira ou cargos profissionais ou pecados que nos escravizam. 

2 comentários:

  1. Mesmo não sendo mais jovem, o comportamento da Miley tem chamado a minha atenção pela maneira intencionalmente violenta como a atriz-cantora rompeu com o seu passado evangélico. Parece-me que Miley deseja deixar muito claro para o Mundo que a aplaude que ela pertence de fato a este Mundo, e não àquela caretice cristã. Lamento por ela, pois todos, de um modo ou de outro, já vimos ou ainda veremos este "filme" muitas vezes e inferimos o seu final. Rogo a Deus que converta o seu coração e que, à semelhança do filho rebelde na parábola do DEUS que é pródigo em perdoar os arrependidos, ela algum dia perceba a pocilga em que está enfiada, arrependa-se e volte ao seio do Pai amoroso e perdoador. Tantas vezes também já vimos e veremos esse "filme" bendito. Que Deus se apiede dela e de nós igualmente. Parabéns pela postagem oportuna e necessária. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Marcão! Que o Senhor converta os corações de todos mais que estão na nesta situação e nos mantenha firmados debaixo da sua graça!

    Quase que faría uma visita a você hoje com a turma, mas fica pra próxima. Grande abraço!

    ResponderExcluir